Entrevista de emprego exige preparação


Para quem busca uma vaga no mercado de trabalho, ser chamado para uma entrevista de emprego é um passo importante. Mas para aumentar as chances de ser contratado, é necessário observar algumas questões que vão além do comportamento na hora de ficar frente a frente com o entrevistador. É o que explica o especialista Tiago Pirolla De Luca, convidado desta terça-feira (2) do quadro “Balcão do Bom Dia”, do Bom Dia Santa Catarina.

A pedido da equipe do telejornal, De Luca, que é especialista em Gestão de Pessoas e Recursos Humanos e atua na empresa Orcali, elaborou algumas dicas para quem quer se preparar melhor para esta etapa de seleção.

Antes da entrevista

Papéis em ordem: “Organize os documentos como currículo atualizado, certificado da escolaridade exigida na vaga e Carteira de trabalho”. O especialista também recomenda pesquisas sobre a empresa onde se pretende trabalhar.

Puxe pela memória: “Pense nas situações mais importantes da sua vida profissional. Para quem está em busca do primeiro emprego, situações que ocorreram ao longo da vida também são válidas”.

Logística: Para De Luca, é importante se certificar do local e horário, bem como meio de locomoção até o local da entrevista. “Programe-se para chegar com 10 ou 5 minutos de antecedência”, sugere o especialista.

“Caso você tenha a informação sobre horário e local de trabalho, verifique se sua vida pessoal permite a você atuar profissionalmente nesta vaga”.

Durante a entrevista

Não force a barra: “Seja cordial, mas não exagere. Aja com naturalidade”.

Tranquilidade: “Procure manter a calma e seja sincero em suas respostas”.

Siga uma lógica: “Quando questionado, relate sobre sua trajetória de vida e experiências profissionais, buscando sempre seguir uma sequência lógica nas suas informações”.

Foco: “Não se prolongue com assuntos que não sejam de cunho profissional. Em uma entrevista, você deverá focar no seu desempenho profissional”.

Na dúvida, pergunte: “Não fique com dúvidas em relação à vaga, se necessário questione o salário, horário, necessidade de viagens. Dessa forma você saberá se a oportunidade atinge suas expectativas”.

Despedida: “Para finalizar, agradeça a oportunidade e se coloque à disposição para mais informações e possíveis etapas futuras”, propõe o especialista.

 Fonte: G1