5 dicas para se dar bem no primeiro emprego

A conquista do primeiro trabalho é de estrema importância para a construção da carreira profissional. Apesar da ansiedade e nervosismo que toma conta neste período, é primordial que o recém empregado compreenda que deverá extrair o máximo de conhecimento da oportunidade.

O primeiro emprego é um desafio a ser batido, por isso, para colaborar com este início de carreira, listamos algumas dicas para não perder pontos com os gestores no princípio da nova experiência.

                           

Saiba receber feedback

O feedback nada mais é do que uma avaliação de resultados que costuma ser transmitida pelo gestor. Essa comunicação é uma maneira de transmitir ao empregado um parecer sobre o andamento dos serviços prestados, o que está caminhando bem e o que aconteceu de errado.

É imprescindível que o iniciante esteja aberto a ouvir feedbacks e colocar em prática todos os pontos solicitados pelo superior.

 

Solicite ajuda

No início, dúvidas surgirão com frequência durante a execução do trabalho.  É fundamental que o jovem empregado não tenha medo de pedir ajuda quando não souber ou tiver incertezas sobre uma função.  

Lembre-se, é muito mais vantajoso ter a humildade de pedir auxílio do que executar uma demanda de forma errada.

 

Relacionamentos

Construa relacionamentos dentro da empresa. Os primeiros dias poderão parecer solitários, mas acredite, essa sensação passa rápido. Apesar de ser novato, é importante mostrar o desejo de se enturmar com a equipe e fazer novos amigos.

O networking será importante dentro e fora do ambiente de trabalho para o crescimento profissional. Crie sua rede de relacionamentos na primeira oportunidade no mercado.

 

Aprenda e observe tudo que puder

 

Aproveite a oportunidade conquistada para adquirir o máximo de conhecimento possível. O aprendizado vai te transformar em um profissional melhor dentro da companhia e abrirá portas durante toda a carreira. 

Observe colegas de trabalho experientes e aprenda com eles. Se atente também a rotina da empresa e saiba o quanto o serviço de cada pessoa, inclusive o seu, influencia no andamento dos processos.  

Desenvolva habilidades técnicas e comportamentais que vão agregar mais valor na sua trajetória.

 

Comportamento

Por último e não menos importante, pelo contrário, abordaremos comportamento. Acredito que esse quesito seja um dos mais relevantes, principalmente em um início de trabalho. A empresa é um ambiente profissional. Por mais que o espaço tenha um clima ou visual descolado, a postura deve sempre ser adequada ao setor corporativo.

Quando receber sinal positivo sobre a conquista da primeira vaga, pergunte ao recrutador o dress code (código de vestimenta) da empresa, afinal, ninguém quer pagar mico no primeiro dia.

Outro fator importante destacar são os momentos de descontração. Guarde o bate-papo pessoal, as piadas e as histórias para o horário de almoço ou café. Falação durante do dia a dia pode atrapalhar os colegas e desagradar o gestor.

Mais um detalhe que vale lembrar: nunca fique ocioso. Caso tenham terminado uma tarefa, avise o gestor e ofereça ajuda aos colegas. Ficar parado enquanto o restante da equipe está trabalhando não transmitirá uma boa imagem.