Seguir carreira na área de RH é o desejo de muitas pessoas, porém muitos não sabem que para exercer funções neste departamento é imprescindível algumas habilidades.

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4 habilidades que todo profissional de RH deve possuir

Seguir carreira na área de Recursos Humanos é o desejo de muitas pessoas, porém muitos não sabem que para exercer funções neste departamento é imprescindível que os profissionais possuam algumas habilidades. As competências, que são extremamente necessárias no setor, fazem toda a diferença na realização das tarefas.

O RH lida com pessoas diretamente e diariamente. A função se torna ainda mais difícil porque o profissional tratar sobre pagamentos, descontos, benefícios, punições, demissões entre outras ações complicadas.

Com intuído de colaborar com quem deseja ingressa na área de Recursos Humanos, reunimos as principais habilidades que um profissional deve possuir para desempenhar com maestria as funções no setor.

 

Destemido

Ser destemido é uma das principais características de quem atua com RH. É imprescindível que o candidato a vaga neste departamento não tenha medo de realizar tarefas que pareçam mais duras, como passar notícias ruins. Transmitir informações, alertar sobre comportamento, comunicar sobre o encerramento de um contrato de trabalho são atribuições do profissional da área.  

 

Comunicativo e auditivo

Ser comunicativo e saber ouvir também são habilidades que precisam acompanhar a profissão no Recursos Humanos. A boa comunicação vai influenciar positivamente na realização de atividades. A partir de conversas com os funcionários e gestores será possível ajustar fatores importantes que poderão influenciam no bem-estar da equipe. Saber ouvir a todos com paciência e atenção vai diferenciar os bons profissionais dos regulares e ruins.

 

Imparcial

O departamento exige que os colaboradores sejam imparciais independentemente das amizades geradas dentro da organização. Os profissionais deverão transitar por todos setores e dialogar com diferentes gerações de colaboradores, sempre de forma pacífica e com o intuito de conduzir melhor os serviços prestados.

 

Feedback

É extremamente importante passar feedback aos colaboradores durante a trajetória profissional. Porém, abordar de forma correta os resultados positivos e negativos sobre o andamento do trabalho não é uma tarefa fácil e é imprescindível que o RH possua essa habilidade. Uma das principais dicas é começar a dialogar pelos pontos positivos e depois iniciar os negativos. Ser direto, nunca enrolar para falar o que deseja, também é uma das características do bom feedback.