Como ir bem em entrevistas de emprego

Não minta, seja você

Mesmo se for um pequeno detalhe, como o seu nível de conhecimento sobre um determinado software ou seu nível de inglês, seja honesto. Mostrar que você está disposto a evoluir é melhor que uma mentira que pode afetar o seu trabalho e o dia a dia da empresa, não é?

Fale sobre coisas positivas

Ao invés de comentar sobre como seu ex-chefe não era bom ou que a sua antiga empresa não pagava em dia, fale sobre o que você pode adicionar à empresa, suas qualidades profissionais, o que você tirou de bom das suas últimas experiências. Foque em coisas positivas.

Seja pontual, planeje-se

Planeje-se para chegar com alguns minutos de antecedência no local da entrevista. Atrasos acidentais acontecem, e o melhor plano é um bom planejamento. É melhor chegar antecipadamente que atrasado.

Mostre entusiasmo

Pesquise sobre a empresa, mostre que você realmente quer trabalhar lá. Seja objetivo, planeje-se de forma inteligente. As vezes vezes o que mais conta em uma entrevista de trabalho não são as experiências e o currículo em si, mas a primeira impressão que o entrevistador tem do entrevistado.

Perguntar é uma boa demonstração de interesse

Muitos candidatos somente respondem as perguntas que o entrevistador faz. Pergunte sobre a empresa, sobre seu cargo, sobre tudo o que você achar interessante e positivo. Um candidato interessado chama mais a atenção do entrevistador.

Pratique suas respostas

Perguntas como “você trabalha bem em equipe?” ou “você é um bom líder?” são comuns em entrevistas de emprego. Antes de uma entrevista, pratique a resposta. Fale sobre suas experiências de forma clara e objetiva. Praticando sua resposta você aumenta sua confiança e melhora as suas chances de conseguir a vaga.

Preste atenção

Preste atenção no ambiente, nos tópicos da conversa, em tudo. E mais: use isso em seu favor. Comente, conte suas histórias e experiências focando no que foi falado durante a entrevista, no ambiente da empresa, no perfil do entrevistador.

Descanse e coma bem na véspera

 

Durma cedo, coma bem, faça de tudo para estar 100% na entrevista. As ideias surgem com mais facilidade se você estiver bem descansado e alimentado. Até mesmo sua aparência física pode mudar de um dia para o outro, mesmo que minimamente, e em uma entrevista de emprego todo detalhe importa!